domingo, 12 de junho de 2011

Quem sou?

Sou neto (por mãe) de Eustórgio (1883?-1939?) e Evangelina Carvalho (24.06.1885/86?-
1962, filha de Getúlio e Veneranda Grata, esta sendo uma das netas do padre Espiridião Gonçalves) e (por pai) de Armindo (1865-1931, centro abaixo) e Jesuína Bião (10.07.1884-1968, à direita):










Mas eu somos dois "ão": bi "ão"! Artista! Curioso!
De prenome, Armindo Jorge. Porque meu avô paterno e seu mais jovem cunhado (irmão de minha avó Jesuína) também foram Armindos (assim como um tio, filho de Jesuína, neto e sobrinho de Armindos) e, depois de mim, dois primos carnais também. Por isso somos cinco parentes Armindo Bião e um Armindo Martins. Jorge talvez porque, em Fortaleza, onde viveram meus pais de junho de 1949 a maio de 1950, uns 40 dias antes de eu nascer, minha mãe pensou no santo de 23 de abril.
De sobrenome, Carvalho Bião. Porque minha mãe Dulce Aleluia é filha de Evangelina (neta de Veneranda Grata e bisneta do padre Espiridião Gonçalves), que foi casada com um Carvalho. Bião porque um ancestral de meu pai Romeu (o trágico herói juvenil de Shakespeare) adotou esse nome como sobrenome no século XIX. Por que ele fez isso? Não sei! Só sei que bião era o bujão de carregar cal, usado pelos pretos caiadores de Lisboa no século XVIII (como aparece em entremezes do teatro de cordel dessa época, conforme registrou José Ramos Tinhorão), na chamada "linguagem de pleto".
Sei também que Bião é uma alcunha (apelido, como se diz no Brasil) do Além Tejo (como aparece em dicionários especializados). Assim, talvez, meu ancestral fosse um pintor ou uma pessoa gorda, apelidada por seu instrumento de trabalho ou por sua aparência. Mas Bião também parece ser um apelido (alcunha, como se diz em Portugal), pois é um nome pouco comum, curto e forte. Há até quem pense que me chamo Sebastião, apelidado Bião. Sou não. Sou só Bião. Com acento.
BIAO é o nome do banco da África ocidental: Banque Intenationale de l'Afrique Occidentale, conforme constatei na África em três ocasiões.
Enfim, sou artista (ator, encenador e dramaturgo), pesquisador (CNPq) e professor (UFBA e alhures).

Nenhum comentário: