sexta-feira, 17 de junho de 2011

Luas de mel no Ceará

Meus pais Romeu Martins Bião e Dulce Aleluia de Carvalho Bião se casaram em 16 de julho de 1949, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, Bahia. Logo em seguida, seguiram para Fortaleza, para a implantação da filial local da Kosmos Capitalização, empresa na qual trabalhavam há algum tempo e onde se haviam conhecido, em Salvador. Viveram por quase um ano num apartamento de andar numa das muitas casinhas de dois andares de um conjunto então recente no bairro de Jacarecanga (foto à direita), onde se chega pela Avenida Filomeno Gomes (foto à esquerda do final dos anos 1940).

A foto maior acima (do famoso estúdio Aba Film Ceará), na Praia de Iracema (com minha mãe vestindo um "engana mamãe" vermelho, meu pai de short azul), registra sua lua de mel e deve ser de julho ou agosto de 1949. Eu devo ter sido gerado logo depois, pois nasci em Salvador, em 1º de junho de 1950, alguns dias depois de seu retorno à Bahia. No final dos anos 1980, estive com ambos em viagem de visita evocativa e emocionada a sua casa cearense.

Em 1974, vivi algumas de minhas primeiras mais marcantes experiências pessoais em Fortaleza, quando estive hospedado no apartamento da Aldeota da Doutora Auri Moura Costa, mãe de minha amiga atriz e música Maria Idalina Ismael. Eu já conhecia Dona Auri das páginas da revista "O Cruzeiro", de "O impossível acontece": quando Juiza no Crato, ela teria liberado os presos para as festas de fim de ano, para fazer uma reforma na cadeia local; e todos teriam depois retornado. Seu nome designa hoje o presídio feminino de Fortaleza. Conversávamos muito e ela me deu um livro de sua autoria. E eu me sentia em casa...

Em Fortaleza, sinto-me assim, em casa, acolhido, no ventre de minha mãe e da mãe de minha amiga e colega. Também ali quase vivi uma lua de mel...

Nenhum comentário: